Dilatador nasal : funciona para ronco e/ou apnéia do sono?

30/10/2012 at 0:16

Se você encontrou meu post na imensidão de textos disponíveis sobre ronco e apnéia do sono na web é porque, certamente, você estava procurando o tratamento errado para a sua doença, ou para a doença de seu companheiro(a) que não te deixa dormir à noite, seja pelo barulho do ronco, seja pela tensão de dormir ao lado de alguém que pára de respirar diversas vezes à noite por dezenas de segundos, aparentando estar engasgado ou sufocado.

Se você estava procurando por dilatadores nasais “mágicos” vendidos em sites e grandes redes de farmácias, desculpe, mas você está no site errado…

…ou no site correto, caso busque informação.

Não vou me prender nesse texto a marcas específicas, mas a uma perigosa classe de produtos: os dilatadores nasais para ronco e/ou apnéia do sono.

Digo “perigosa” não pelo fato dos produtos dessa classe trazerem efeitos colaterais importantes à sua saúde, mas sim pelo contrário: por não trazerem nenhum efeito real sobre (principalmente) a apnéia do sono, dando a falsa impressão ao paciente de que este está sendo tratado, mas que na verdade continua sofrendo todos os efeitos deletérios de um sono entrecortado por pausas respiratórias, quedas nos níveis de oxigênio do sangue e uma péssima qualidade de sono, por meses ou anos.

Ainda quem dorme acompanhado pode ter a opinião do parceiro(a) de cama se o produto está aparentemente sendo funcional ou não, mas e aqueles que dormem sozinhos? Quanto tempo usarão o “pedacinho de plástico” no nariz até que notem que continuam tão ou mais doentes do que antes?

Como especialista em Sono, os dois grandes problemas dessa modalidade de tratamento sob meu ponto de vista são:

1) como o ronco e a apnéia do sono, que possuem na maioria das vezes diversos fatores causadores em um mesmo indivíduo, podem ser tratados simplesmente colocando-se um fragmento plástico na ponta ou dorso nasal?

2) como o ronco e a apnéia podem ser tratados exatamente com o mesmo dispositivo, sem nenhum tipo de ajuste específico, em pacientes de perfis completamente diferentes? O mesmo dilatador nasal trata o ronco intenso do adolescente de 15 anos, com sobrepeso e Síndrome de Down; a apnéia severa do adulto de 45 anos, obeso e hipertenso; e o ronco leve da idosa de 70 anos, magra e diabética? Seria muito interessante, se não fosse impossível.

Mas enfim: dilatadores nasais funcionam?

Sim, funcionam…

Mas em quem? Quando?

Tais dispositivos funcionam como “desentupidores de nariz” na grande maioria das pessoas, portadoras ou não de obstrução nasal, portadoras ou não de ronco! Eles dilatam uma região de estreitamento natural na porção anterior do nariz, a qual na maioria dos seres humanos cria uma certa resistência à entrada do ar nas narinas.

Ou seja, se você respira bem, provavelmente respirará melhor com o dilatador nasal (por isso muitos atletas os utilizam em partidas de basquete ou futebol). Se você respira mal, provavelmente respirará menos mal com o dilatador nasal. Porém ele não age sobre desvios de septo, rinite alérgica, pólipos nasais ou outras causas comuns de obstrução nasal.

Os indivíduos usuários de dilatadores nasais que sentem benefícios sobre o ronco são aqueles em que a obstrução nasal é o único fator causador do ronco, o que perfaz uma ínfima minoria dos pacientes. Estes são a exceção, não a regra, pois a maioria possui diversas alterações associadas que levam  ao ronco e a apnéia do sono.

Portanto, adquirir um dilatador nasal com o objetivo de tratar  ronco e/ou  apnéia do sono sem um diagnóstico e avaliação médica adequados é o mesmo que apostar na loteria com o objetivo de pagar as contas no final do mês: pode até ser que dê certo, mas as chances de dar errado são infinitamente maiores, sendo que o prejuízo será sentido somente por você, sobre seu bolso e, principalmente, sobre sua saúde.

Portanto, se você ronca ou suspeita ser portador de apnéia do sono, procure um especialista na área para indicar o que é melhor para você e sua saúde.

Leve seu sono a sério!

Dr. Murilo Lima

Consultas e/ou exames: (11) 5083-6934

About these ads

Entry filed under: Artigos. Tags: , , , , , , , , , , , .

Ainda roncando? Aparelho intra oral para ronco e apnéia do sono


Agenda de Artigos

outubro 2012
D S T Q Q S S
« jun   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.